Adolescentes dormiram mais e melhor durante a pandemia, aponta estudo

A flexibilidade das aulas online melhorou a qualidade do sono dos adolescentes durante a pandemia do coronavírus, segundo estudo conduzido na Universidade Federal do Paraná.

A investigação começou antes do isolamento social. Em 2019, os pesquisadores Fernando Mazzilli Louzada e Jefferson Souza Santos avaliaram os padrões de sono de 1 554 adolescentes entre 14 e 19 anos. Eles tinham aulas a partir das 7h30.

Os experts perceberam que o cochilo da tarde era uma prática comum para 58% dos entrevistados. Como essa soneca se mostrava muito prolongada na maioria das vezes, acabava atrapalhando o sono da noite. Com isso, reduzia o descanso dos jovens para uma média de sete horas, quando o mínimo ideal é de oito horas.

Na pandemia, Louzada e Santos buscaram parte desses estudantes para fazer uma nova análise e traçar uma comparação. Eles notaram que, com a mudança na rotina, a média de sono dos adolescentes aumentou em duas horas. Já a soneca deixou de ser tão essencial: foi relatada por pouco mais de 20% deles.

Sem a pressão de acordar cedo para se deslocar para a escola e conseguindo administrar melhor o tempo, os adolescentes puderam alinhar suas necessidades vitais com os estudos.

Apesar de os hábitos de sono variarem entre as pessoas – algumas são mais diurnas e outras, mais noturnas – o adolescente tem a tendência de madrugar.

Dados abrem espaço para discussão sobre adaptação do horário escolar para jovens, que nessa fase tendem a ir para cama mais tarde

Adolescentes dormiram mais e melhor durante a pandemia, aponta estudo

publicado originalmente em Veja saúde

6 respostas para “Adolescentes dormiram mais e melhor durante a pandemia, aponta estudo”

  1. Boa entrada !! Se fosse óbvio que em tempos de reclusão os adolescentes dormiam mais e saíam menos. Os problemas que a pandemia realmente trouxe; são típicos da Saúde Mental, qualquer que seja a faixa etária. Uma calorosa saudação.

  2. Pelo menos algo útil trouxe a pandemia. E que acompanhar os adoscelentes, hoje em dia, é muito complicado pelas mudanças por que passam no seu dia-a-dia. Pelo menos, boas notícias. Saudações. Bom final de semana.

Deixe uma resposta

%d