Ômega-3 ameniza a inflamação da Covid-19?

Por Thais Manarini

Quando a pandemia do coronavírus estourou, cientistas do Centro de Pesquisa de Alimentos da Universidade de São Paulo (FoRC-USP) checaram estudos e constataram que pacientes que evoluíam para quadros graves ou morriam de Covid-19 manifestavam uma inflamação acentuada no organismo.

Por outro lado, ter ômega-3 nas células aliviava o processo inflamatório. “Decidimos verificar, então, se a presença do nutriente contribui para a recuperação dos infectados”, conta a engenheira-agrônoma Inar Castro, coordenadora do projeto.

Assim, seu time coletou amostras sanguíneas de 180 pessoas na hora da internação para avaliar o status de ômega-3 e o desenrolar da doença. Os resultados estão em análise e, embora as expectativas sejam boas, Inar pondera: é cedo para sair comprando cápsulas.

+ Leia também: Quando fazer o teste para sair do isolamento por Covid-19?

Suplemento versus alimentação

O estudo do FoRC-USP leva em conta o nível de ômega-3 já presente no organismo. Então, é provável que esse índice dê pistas sobre a dieta das pessoas no momento da infecção — o nutriente está basicamente em peixes como sardinha, atum e salmão e algumas sementes.

Outros trabalhos devem determinar o impacto das cápsulas e qual seria a hora de tomá-las: antes ou depois da infecção. “Até porque a gente precisa da inflamação inicial para ativar o sistema imune”, explica Inar. Por ora, é prematuro incentivar a suplementação nesses casos.

Pesquisadores brasileiros buscam respostas. Até lá, pedem cautela

Ômega-3 ameniza a inflamação da Covid-19?

imagens do WordPress

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mágica Mistura

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading