Idosos brasileiros estão consumindo muito álcool, aponta estudo

Estudo conduzido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) indica que aproximadamente um em cada quatro brasileiros (23,7%) com 60 anos ou mais consome álcool.

Além disso, 6,7% (aproximadamente 2 milhões de idosos) relatam ter ingerido no último mês várias doses em uma ocasião – padrão de consumo abusivo conhecido como binge drinking. E 3,8% (mais de 1 milhão) costumam beber, em uma semana típica, quantidades que podem colocar em risco sua saúde.

Para estimar a prevalência dos padrões de consumo de álcool da população geral idosa, o grupo da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp) fez uma análise dos dados da linha de base do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), com uma amostra de 5.432 brasileiros acima de 60 anos.

Também se buscou avaliar os padrões de consumo de álcool em idosos da atenção primária (primeiros atendimentos médicos). Para isso, foram utilizados dados da triagem inicial do ensaio clínico realizado em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) com 503 participantes.

Levantamento sugere que 23,7% dos brasileiros com mais de 60 anos costumam ingerir bebidas alcoólicas, sendo que 6,7% são considerados “bebedores de risco”

Idosos brasileiros estão consumindo muito álcool, aponta estudo

publicado originalmente em Veja saúde

10 respostas para “Idosos brasileiros estão consumindo muito álcool, aponta estudo”

  1. Um problema que passa muitas vezes despercebido. As vezes você bebe socialmente, mas as pessoas não perceberam é que perdem o controle, depois, como afirma a matéria, torna-se um problema, porque o número de brasileiros que bebem é muito grande. E no caso dos idosos, não foi contabilizado, mas isso vem de um histórico anterior. Não é bom pra saúde, mas é uma forma que tem de resolver seus problemas.

✨🌻

%d blogueiros gostam disto: