Fluconazol: o que é, para que serve e como funciona esse remédio

Por Fabiana Schiavon

O fluconazol é um antifúngico que serve para combater a candidíase e outras doenças provocadas por fungos que pertencem à classe das leveduras. O remédio age contra doenças infecciosas na pele e em diversos órgãos internos – até por isso, pode ser incluído no tratamento de infecções hospitalares. O princípio ativo fluconazol é produzido por diferentes farmacêuticas e tem vários nomes comerciais, como Zoltec, Fluconan, Pronazol e Candizol. Mas já está disponível como genérico – com o nome de fluconazol mesmo. O uso inadequado pode gerar reações adversas como arritmia e mesmo resistência fúngica. Saiba mais:

O que é o fluconazol e para que serve?

O remédio é voltado para infecções causadas por fungos do gênero candida, que pertencem ao grupo das leveduras. A doença mais comum provocada por esses micro-organismos é a candidíasevaginal, mas há outros males relacionados a eles. “São patógenos oportunistas, presentes naturalmente na microbiota do corpo humano e de animais. Eles colonizam a pele e a mucosas dos tratos digestivo, urinário e bucal”, explica Giselle Pratini, farmacêutica do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS). “A infecção hospitalar mais frequente é provocada pela candida albicans, e o fluconazol é bastante eficaz contra ela”, reitera. + Leia também:“Super fungo”: o que tirar do primeiro caso de Candida auris no Brasil O remédio age contra uma boa lista da mesma classe de fungos.

Esse antifúngico serve principalmente para tratar a candidíase. Entenda como o fluconazol age e quais as indicações e reações adversas das doses

Fluconazol: o que é, para que serve e como funciona esse remédio

publicado em Veja saúde

✨🌻

%d blogueiros gostam disto: