O que é a síndrome do túnel do carpo?

Apesar de não oferecer grandes riscos à saúde, a síndrome do túnel do carpo pode ser bem incômoda. Entre os sintomas, formigamento, dores nos dedos e até a dificuldade de realizar alguns movimentos com a mão. Descubra como ela acontece e o que pode ser feito a respeito:

1. A raiz do problema

Tudo começa com uma compressão do nervo mediano, um dos principais das mãos. Responsável pela sensibilidade dos dedos polegar, indicador, médio e parte do anelar, ele passa pelo punho sob o ligamento carpal e por uma estrutura conhecida como túnel do carpo, palavra grega para pulso.

2. Aperto no túnel

Os sintomas acontecem quando o espaço de passagem fica menor do que o normal e o nervo é fisicamente comprimido. Pode ser, por exemplo, pelo acúmulo de líquidos típico da gestação, por uma inflamação no tendão, por um trauma ou ainda por predisposição genética.

3. Conexão desligada

Em casos mais leves de compressão, o nervo ainda consegue funcionar, mas seus impulsos elétricos, que transmitem informações entre a mão e o cérebro, circulam com certa dificuldade. Daí podem surgir formigamentosensação de choque ou desconforto inespecífico na região enervada por ele. + Leia também:Até quando os formigamentos pelo corpo são normais?

4. Falha no processo

Além de garantir a sensibilidade dos dedos, o nervo também responde por parte de sua capacidade motora. Se o aperto for grave, uma ordem para fazer força ou segurar um objeto não chega a eles. O movimento de pinça fica comprometido e tarefas habituais podem se tornar penosas.

As possíveis causas

• Menopausa • Gravidez • Alterações hormonais • Diabetes • Doenças reumáticas (como artrose e artrite reumatoide) • Traumas • Obesidade

E ficar muito tempo no celular ou computador?

É comum ouvir que existe relação, mas ainda não há consenso sobre o assunto. O que se sabe é que passar muito tempo com a mão na mesma posição pode comprimir o nervo, mesmo que temporariamente, provocando os sintomas. [abril-whatsapp][/abril-whatsapp] O movimento repetitivo também leva ao inchaço dos tendões, que disputam espaço no túnel.

Tratamento da síndrome do túnel do carpo

Fontes: Marcelo Rosa, ortopedista do HCor, em São Paulo; Teng Hsiang Wei, ortopedista e coordenador do Grupo de Cirurgia de Mão do Hospital das Clínicas de São Paulo; Fernando Penteado, ortopedista do Instituto Cohen, na capital paulista

O problema que causa formigamento e dormência nos dedos é mais incômodo e comum do que se imagina. Entenda sua origem

O que é a síndrome do túnel do carpo?

publicado em Veja saúde

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mágica Mistura

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading