Pele artificial dá sentido de tato a robôs

Uma pele artificial desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia pode dar aos robôs a capacidade de sentir mudanças de temperatura, pressão e até a presença de produtos químicos tóxicos por meio do toque.

A nova pele é usada junto de um braço robótico e sensores ligados à pele humana. Com um sistema de machine learning, um humano controla o robô usando seus próprios movimentos – e ainda recebe resposta em sua própria pele.

Apelidada de M-Bot, a plataforma de detecção robótica multimodal foi desenvolvida no laboratório de Wei Gao, professor de engenharia médica do Caltech. O plano dele é dar aos humanos um controle mais preciso sobre a ação dos robôs, além de evitar que se coloquem em risco.

“Os robôs modernos estão desempenhando um papel cada vez mais importante na segurança, agricultura e manufatura”, diz Gao. “Podemos dar a esses robôs uma sensação de toque e temperatura? Também podemos fazê-los sentir produtos químicos como explosivos e agentes nervosos ou riscos biológicos, como bactérias e vírus infecciosos? Estamos trabalhando nisso.”

A pele desenvolvida é uma espécie de gel gelatinoso que torna a mão robótica muito parecida com a nossa. Nela estão os sensores que lhe possibilitam detectar o que está segurando. Eles são impressos na pele, da mesma forma que uma impressora a jato de tinta imprime o texto em uma folha de papel.

Ela responde a comandos humanos e dá um choque quando encontra substâncias específicas.

Pele artificial dá sentido de tato a robôs

publicado em superinteressante

6 respostas para “Pele artificial dá sentido de tato a robôs”

  1. Olá … acho muito legal o conteúdo que produz. Tem informações e poesia…muito bom…quiser ..me ajudar nos inscritos you tube…Adelar abençoado….obrigado minha amiga..de amizade verdadeira.

    1. Sobre ..isto..tinha livro de poemas de 90 páginas.. mas acho que se perdeu..aí teria que ..
      .escrever de novo…meu número pra contato é 51981302045.. se quiser..me ajudar nesta ideia te agradeço..passando instruções de como fazer…..o livro até mais..amiga verdadeira..

      1. Creio que o ideal é você ir escrevendo seus poemas no blog, use também o site Pensador. Depois você pode juntar todos e partir para o livro… é o que pretendo fazer, mas ainda não tenho uma previsão para isto… Felicidades 🍀

✨🌻

%d blogueiros gostam disto: