Combate ao câncer passa pela microbiota

Por Thais Manarini

Um experimento publicado na prestigiosa revista Science aponta que a modulação da microbiota intestinal, o conjunto de bactérias e outras criaturas que habitam esse órgão, pode melhorar o efeito da imunoterapia em indivíduos com melanoma metastático, o tipo mais grave de câncer de pele. “Já sabemos há algum tempo que essa relação existe e que, por outro lado, apenas 35% dos pacientes com esse tumor respondem à imunoterapia, sendo que esse é o melhor resultado entre os cânceres”, contextualiza a oncologista Diana Nunes, do A.C.Camargo Cancer Center, em São Paulo. No artigo da Science, os experts relatam que mudanças na dieta promoveram alterações na microbiota, e isso, por sua vez, favoreceu a atuação das medicações. “Outros grupos de pesquisa obtiveram resultados semelhantes com métodos como o transplante fecal”, conta a médica. O centro paulistano também pretende entrar nessa e construir um banco de amostras fecais para investigar o assunto.

O elo entre intestino e imunidade

O que a microbiota tem a ver com o tratamento do câncer

  1. Educação A microbiota atua como uma linha de defesa primária ao ensinar o sistema imune a distinguir patógenos inofensivos de presenças indesejadas.
  2. Ativação A imunoterapia torna os tumores mais visíveis ao sistema imunológico. Quanto mais treinado ele estiver, melhor. É aí que uma microbiota saudável pode ajudar.

A próxima geração dos probióticos

Os probióticos — bactérias e outros micro-organismos bem-vindos veiculados em sachês, bebidas ou cápsulas — são estudados e usados para equilibrar a microbiota e desempenhar algumas missões específicas, como regular o trânsito intestinal, alavancar a imunidade e amenizar a ansiedade.

Probióticos beneficiam a microbiota.[/caption] Mas esse nicho deve se tornar ainda mais high-tech. Uma equipe ligada à Universidade Harvard, nos Estados Unidos, anunciou a invenção de uma levedura geneticamente modificada criada a partir da espécie empregada para fermentar cervejas. O novo “bichinho” foi programado para encontrar e suprimir inflamações em doenças como a síndrome do intestino irritável. E já se saiu bem em testes iniciais, com roedores. 

Micro-organismos do intestino ajudam a explicar como pessoas com melanoma reagem à terapia

Combate ao câncer passa pela microbiota

publicado em Veja saúde

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Mágica Mistura

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading