Mau uso das lentes de contato pode provocar danos graves aos olhos

As lentes de contato evoluíram ao longo dos anos, mas o mau uso do produto continua chamando a atenção dos médicos. Foi criada, então, a campanha Setembro Safira para conscientizar a população sobre as doenças graves que podem ser causadas nos olhos em decorrência desses hábitos prejudiciais.

Um estudo chinês publicado no periódico Eye apontou que a ceratite infecciosa ou úlcera das córneas (lesão ou infeção originada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas), provoca a opacidade na córnea, que é a quinta principal causa de casos de baixa visão e cegueira no mundo. E a doença é bastante relacionada justamente ao mau uso das lentes de contato, que facilita a contaminação por micro-organismos.

Mais um possível problema da falta de cuidados é a baixa oxigenação da córnea, causada pela utilização das lentes por tempo prolongado. “Algumas pessoas podem desenvolver os chamados neovasos ou, em casos mais graves, sofrer danos nas celulas endoteliais. Em longo prazo, essas situações contribuem para a baixa visual e até mesmo para a necessidade de transplante de córnea“, explica Claudia Del Claro, oftalmologista de Florianópolis (SC), membro do Membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).

Falta de higiene e uso prolongado podem causar problemas que vão de uma simples irritação até a necessidade de um transplante de córnea

Mau uso das lentes de contato pode provocar danos graves aos olhos

publicado originalmente em Veja saúde

4 respostas para “Mau uso das lentes de contato pode provocar danos graves aos olhos”

✨🌻